Home > Blog > Verão: tempo de redobrar os cuidados com a pele

Verão: tempo de redobrar os cuidados com a pele

Ah... o verão! Os dias mais longos, repletos de sol e calor, são um verdadeiro convite para desfrutar de momentos agradáveis nas piscinas, rios ou praias. Para curtir o melhor da estação com tranquilidade e saúde, é imprescindível seguir a recomendação dos dermatologistas para se proteger dos raios ultravioletas. 

A médica dermatologista Ana Luiza de Mathias, da clínica Pronto Saúde, explica que é essencial o uso do protetor solar com fator superior a 30, principalmente para quem for passar mais tempo em locais com água.

“Todas as pessoas devem redobrar os cuidados com a pele durante o banho de mar ou piscina. Não basta apenas usar o protetor solar, é necessário reaplicar o produto a cada duas horas. Além disso, o fator deve ser sempre superior ao 30”, explica a dermatologista.

Tomar uma ducha de água doce depois do banho de mar ou piscina é uma das dicas para manter a saúde da pele. “A ducha tira da pele o sal do mar e a química da piscina. É uma atitude simples e rápida que ajuda a cuidar da pele”, diz.

A atenção com os bebês também deve ser redobrada. “Como os bebês têm pele e olhos mais sensíveis, a proteção deve ser maior. Para eles, é importante usar bonés, roupas com proteção solar e protetor fator 60, a partir dos 6 meses.”

Quando as medidas de proteção foram deixadas de lado e estrago já aconteceu, a médica recomenda banhos rápidos com água fria ou morna, nunca água quente. “Durante o banho, deve-se utilizar sabonetes neutros e finalizar com hidratantes de ceramidas, ureia ou glicerina. Nesses casos, jamais se deve usar esponjas ou esfoliantes para não retirar a proteção natural da pele”, finaliza a médica.