Home > Blog > Ultrassom obstétrico: entenda o exame e seus benefícios para a gestante e o bebê.

Ultrassom obstétrico: entenda o exame e seus benefícios para a gestante e o bebê.

A gravidez é um momento que gera uma grande expectativa nos pais e na família. O sexo do bebê, seu desenvolvimento, crescimento e saúde de uma forma geral são questões que passam a fazer parte da rotina dos pais, que ficam ansiosos para saber tudo.




Acompanhado de médicos especializados, o Ultrassom Obstétrico permite encontrar todas essas respostas e ainda diagnosticar precocemente eventuais problemas. Esse exame é de extrema importância e deve ser  feito durante o pré-natal, ou seja, ao longo da gestação, e seu objetivo é fazer o acompanhamento da mãe e do bebê.


Afinal, essa é uma parte muito importante na vida da mulher e, para que ela seja vivida de forma mais tranquila, é preciso ir às consultas regulares de pré-natal e realizar os exames de imagem, como o ultrassom gestacional.

O que é o Ultrassom?

Muito além de descobrir o sexo do bebê, o Ultrassom permite investigar e acompanhar todas etapas da vida intrauterina. Esse exame funciona através de um aparelho que emite ondas sonoras para produzir imagens.

 

No caso do Ultrassom obstétrico, a medida que o som é emitido e projetado, ele desenha o que está dentro da barriga da mãe e, assim, a imagem vai sendo gerada em uma tela.

Indicações

A ultrassonografia obstétrica é indicada para, desde as primeiras semanas até o nascimento, monitorar o desenvolvimento do bebê, avaliar a placenta, o líquido amniótico que protege o feto, determinar a idade gestacional e também a provável data do parto. Através desse exame, é possível diagnosticar determinados problemas fetais e, se descobertos precocemente, podem ser evitar complicações que coloquem em risco a vida da mãe ou do neném.

 

O ultrassom morfológico deve ser realizado entre 20 e 24 semanas de gestação para estimar a idade gestacional e, principalmente, melhorar a detecção de anomalias fetais e gravidezes múltiplas, reduzir a indução do parto em uma gravidez pré-termo e melhorar a experiência da gestação para

mulheres.

 




Menino ou menina?

A curiosidade para descobrir o sexo do bebê  é natural entre as gestantes e pais também. E o ultrassom tem sido o método mais escolhido para isso.

Mas, neste momento,  é muito importante verificar a experiência do médico, assim como a qualidade da máquina de ultrassonografia, pois isso vai facilitar a obtenção de um resultado mais preciso.

Geralmente, as informações mais assertivas são obtidas a partir do segundo trimestre, do quarto mês de gravidez em diante. Nessa fase é que é possível observar as sutis diferenças dos órgãos sexuais masculino e feminino.

Há algum risco?

Não há nenhum risco para a gestante e nem para o feto. O Ultrassom Obstétrico não utiliza radiação ionizante e não causa efeitos colaterais danosos. É um procedimento seguro e totalmente recomendável para as mulheres grávidas.

 

Tipos de exame


Ultrassonografia transvaginal

Solicitado no início da gestação (até a décima segunda semana) Além de detectar a gravidez, também identifica o número de bebês e a idade. Também é possível analisar a anatomia do útero, dos ovários e se há presença de sangramento placentário.

 

Ultrassonografia transvaginal morfológica

Ocorre no primeiro trimestre da gravidez. Além de definir a anatomia do bebê é medido a translucência nucal, que observa a presença de possíveis malformações e alterações cromossômicas, como, por exemplo, a Síndrome de Down

 

Ultrassonografia obstétrica
Pode ser feito a partir da 12ª semana de gestação. Avalia aspectos como posição do bebê, peso, aspecto da placenta e a quantidade de líquido amniótico. Nesse exame é possível ouvir os batimentos cardíacos e observar os movimentos do concepto.


Ultrassonografia obstétrica com Doppler colorido
Esse exame tem por objetivo observar o fluxo sanguíneo da mãe e do bebê para diagnosticar uma possível patologia e determinar os níveis de oxigenação do feto.


Ultrassonografia morfológica

Este exame é realizado por via abdominal e normalmente é feito entre a 20ª e 24ª semana de gestação. Avalia também a formação de cada órgão e estruturas do bebê.


 

Cuidamos da sua saúde e do seu filho
A Pronto Saúde conta com 2 unidades em São José do Rio Preto, com um corpo clínico especializado, infraestrutura moderna e equipamentos de qualidade.

Faça seu agendamento de exame pelo telefone (17) 3237.3237 ou pelo Whatsapp (17) 99212.3611