Home > Blog > Tempo frio pode agravar doenças respiratórias

Tempo frio pode agravar doenças respiratórias

Os dias mais curtos e a temperatura amena são sinais de que o inverno está próximo. A temperatura mais baixa exige cuidados especiais com a saúde, já que gripes, resfriados, crises de asma, bronquite e até pneumonias ocorrem com mais frequência durante essa estação.


Segundo o médico pneumologista Fabiano Ferrari, da clínica Pronto Saúde, essas doenças se proliferam com mais facilidade nessa época do ano porque o ar mais frio afeta o tecido que reveste a mucosa do nariz. “Com a mucosa comprometida, a pessoa fica mais vulnerável a contrair algum vírus ou bactéria. Ficar em ambientes fechados e cheios de gente é outro fator que contribui para a proliferação dessas doenças”, explica.


Reforçar o sistema imunológico, que é o responsável pela defesa do organismo, é um dos caminhos para evitar ficar vários dias de cama. “Manter uma alimentação adequada, hidratar-se, praticar atividades físicas e dormir bem são fundamentais para não contrair doenças respiratórias no inverno”, diz o médico.


Para os idosos, a vacinação contra a gripe é indispensável. “Ao se vacinar contra o vírus influenza, que é o vírus da gripe, os idosos garantem melhor saúde nos meses frios. O mês de maio, época em que o frio dá os primeiros sinais, é ideal para se imunizar, pois o corpo já começa a produzir anticorpos e fica preparado para o inverno.”


Como prevenir as doenças respiratórias no inverno:

- Mantenha as mãos sempre limpas, lavando com água ou utilizando álcool gel;

- Evite passar muito tempo em locais aglomerados;

- Pratique exercícios físicos;

- Alimente-se de forma saudável;

- Durma bem;

- Evite o cigarro, que é mais um fator de risco para desenvolver a pneumonia;

- Vacine-se contra a gripe.