Home > Blog > Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) alerta para a importância da amamentação

Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) alerta para a importância da amamentação

A amamentação nos primeiros anos de vida é essencial para a saúde da mãe e do bebê. Para conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre essa importância, a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, em tradução livre – instituiu, em 1992, a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Comemorada de 1º a 7 de agosto em 150 países, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) trabalha um tema a cada ano. “Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesses” é o tema desta edição. Com esse tema, a organização busca conseguir maior apoio dos governos e de diversos setores da sociedade para promover, proteger e apoiar a amamentação.

Nos primeiros anos de vida, a amamentação faz com que as crianças apresentem pressão arterial mais baixa, menores níveis de colesterol e redução do risco de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2. Já para a mãe, a amamentação protege contra o câncer de mama e de ovários, além de diminuir o risco de morte por artrite reumatoide.

Segundo a WABA, a proteção, a promoção e o apoio da amamentação são os três pilares fundamentais para consolidar e aumentar as taxas de aleitamento materno, tanto em países em desenvolvimento como em países desenvolvidos. Para isso, é necessário construir diversas alianças, sem conflitos de interesses, para fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil em todo o mundo.

O ato de amamentar é tão importante que as mães que produzem excedente de leite podem ajudar àquelas que estão com dificuldades de amamentar. Para isso, basta recorrer aos bancos de leite. Em Rio Preto, o banco de leite é mantido pela Secretaria de Saúde em parceria com entidades. Visite o site do Banco de Leite.