Home > Blog > Saiba como prevenir o câncer de próstata

Saiba como prevenir o câncer de próstata

Enquanto outubro é rosa, novembro é azul. Após conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame para prevenir o câncer de mama, chegou a vez de recordar aos homens a necessidade da prevenção contra o câncer de próstata, que é o segundo tipo de neoplasia que mais atinge a população masculina. 

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina que está localizada logo abaixo da bexiga. Ela possui um papel fundamental na fertilidade dos homens, produzindo cerca de 70% do sêmen. Idade acima dos 45 anos, histórico familiar, sedentarismo e alimentação inadequada estão entre os fatores que mais colaboram para a evolução da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 61.200 novos casos de câncer de próstata são diagnosticados a cada ano.

Durante sua fase inicial, o câncer de próstata não causa sintomas. No entanto, em fases mais avançadas, são comuns as queixas de dificuldade para urinar, diminuição da força do jato da urina e disfunção erétil. Quando a doença está disseminada, costumam surgir fortes dores nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

Segundo recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os homens que já passaram dos 45 anos devem fazer anualmente o exame de toque retal, aliado ao exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico, na sigla em inglês). Esse exame de sangue é capaz de identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata. No entanto, é bom ressaltar que apenas o exame de sangue ou um ultrassom não substituem o exame do toque – esse é imprescindível.

Além de fazer anualmente os exames preventivos, manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Além disso, especialistas dão outras dicas preciosas para quem deseja ficar longe dessa doença: fazer pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.