Home > Blog > Outubro Rosa: mês alerta para a importância de consultas periódicas

Outubro Rosa: mês alerta para a importância de consultas periódicas

O câncer de mama está entre as doenças com as maiores taxas de incidência na população feminina em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama apenas neste ano. Para promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença, o que aumenta as chances de tratamento e cura, foi criado o movimento Outubro Rosa.
 
“Além do autoexame, consultas periódicas com o médico ginecologista e exames clínicos fazem toda a diferença na prevenção dessa e de outras doenças que atingem as mulheres”, diz a médica ginecologista Carla Cavalini, da clínica Pronto Saúde.
 
A ginecologista comenta que o câncer de mama não tem uma causa única. “Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos ou fatores genéticos, por exemplo. Além disso, vale lembrar que mulheres com mais de 40 anos são mais propensas a desenvolver a doença. Então, depois dessa idade, as consultas periódicas são ainda mais importantes”, diz a médica.