Home > Blog > Inverno aumenta em 30% o risco de infarto: saiba como se prevenir

Inverno aumenta em 30% o risco de infarto: saiba como se prevenir

Se ultimamente você sente dores no peito, desconforto no estômago e dores nos braços, fique alerta, pois sua saúde pode estar em perigo. Isso porque esses são os principais sintomas de um infarto agudo do miocárdio, problema que causa 100 mil mortes por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

A proximidade do inverno, com quedas bruscas de temperatura, é um fator que agrava esse quadro. De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o tempo frio aumenta em 30% as chances de infarto. Ficar atento aos sintomas é importante, pois o atendimento imediato aumenta as chances de sobrevivência.

“Os casos de infarto aumentam no inverno devido às grandes mudanças de temperatura. Isso porque, no frio, nosso corpo trabalha bastante para manter a temperatura corporal em torno dos 36,7°C. Para isso, o organismo produz substâncias que comprimem os vasos sanguíneos, o que elevam a frequência cardíaca e a pressão arterial”, explica a cardiologista Brunna Américo Carvalho, da Pronto Saúde.

Segundo a médica, além desse fator, o aumento dos casos de infarto também está relacionado às infecções respiratórias e ao aumento da viscosidade sanguínea no inverno. “Se um médico for procurado quando os primeiros sintomas surgirem, é possível salvar a vida. Por isso, consultas periódicas são indicadas, principalmente para quem já tem casos de infarto na família”, ressalta.

A principal dica que a cardiologista dá para evitar problemas cardíacos nos dias mais frios é manter o corpo hidratado e praticar atividades físicas. “Quando está bem hidratado, o corpo sofre menos para se manter aquecido. Além disso, a prática adequada de exercícios físicos, com alongamento e aquecimento, ajuda na manutenção da temperatura corporal”, diz.

Em Rio Preto, a Pronto Saúde vai ajudar a manter a saúde do coração em dia. Durante os meses de inverno, consultas e exames cardiológicos estarão com desconto especial. “Pensando no bem-estar da população, vamos oferecer consultas e exames cardiológicos com preços ainda mais em conta”, diz Rafael Beolchi, um dos gestores da clínica. Para realizar consultas com um médico cardiologista, é necessário fazer o agendamento prévio pelo telefone (17) 3237-3237 ou pelo site www.prontosaude.com.br.