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Dicas para manter uma alimentação saudável sem deixar de aproveitar os feriados

Páscoa, festa junina, férias escolares, natal... É muito comum as pessoas ganharem peso durante esses feriados, pois a cultura gastronômica brasileira é muito rica, mas também muito calórica. Churrasco, mandioca frita, feijoada e doces calóricos, como pudim e brigadeiro, estão sempre presentes nas mesas brasileiras durante festividades. A completa privação desses alimentos pode não ser o caminho mais fácil, mas, segundo Ana Paula Aiello dos Santos, nutricionista da Pronto Saúde, é preciso ter foco nos objetivos. “É necessário entender que a alimentação saudável deve estar presente durante toda a vida, isto é, ser um hábito e não um período isolado”, ressalta. 

Segundo Ana Paula, mesmo pessoas sem problemas aparentes de gordura localizada devem criar consciência sobre os malefícios de uma má alimentação e ter moderação na escolha dos alimentos, ou seja, buscar bons hábitos alimentares para conquistar uma melhor qualidade de vida. “Devemos sempre fazer escolhas, nos questionar sobre o porquê queremos mudar e não esquecer dos motivos nem durante os feriados”, diz.

Desse modo, há formas de sair da rotina, viajar, passear com família e amigos durante as festividades e continuar com uma alimentação saudável. Separamos abaixo algumas situações de risco nas quais a atenção deve ser redobrada para não perder o foco na saúde alimentar.

Bebida alcoólica engorda
Embora existam muitos mitos na internet sobre bebidas alcoólicas, profissionais de nutrição afirmam que todas as bebidas alcoólicas engordam. “Não adianta estar de dieta durante toda a semana e exagerar no álcool na sexta, sábado e domingo. Álcool engorda e faz mal à saúde”, explica Ana Paula. Durante as viagens do feriado, é preciso estar ciente que, além de ser crime dirigir alcoolizado, o consumo regular do álcool pode favorecer o desenvolvimento de doenças como hipertensão, arritmia, aumento de colesterol e até doenças mais graves como cirrose hepática.

Estar longe de casa não é desculpa
Quando estamos viajando, devemos ter atenção para não passar longos períodos sem se alimentar e sem se hidratar. “A alta temperatura e a movimentação das festas fazem o corpo perder muito líquido”, explica a nutricionista. Entretanto, novamente é preciso procurar opções saudáveis em todos os períodos dos dias. “Uma dica fácil para quem vai viajar é sempre privilegiar restaurantes self–service, pois nesses estabelecimentos há sempre muitas opções saudáveis, facilitando a seleção de um prato colorido e nutritivo”, sugere.

Acompanhamento profissional
Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), dietas prontas que prometem muitos resultados e bem-estar milagroso são um problema sério para a saúde pública, pois algumas recomendações são totalmente desprovidas de reconhecimento científico. A prescrição de dietas individualizadas e apropriadas é ato privativo dos nutricionistas, então é necessário sempre buscar acompanhamento profissional.