Home > Blog > Conheça os sinais que podem indicar que você tem anemia

Conheça os sinais que podem indicar que você tem anemia

Doença atinge as células vermelhas do sangue e exige tratamento imediato


Quando nutrientes como ferro, zinco e vitamina B12 estão em falta no organismo, a quantidade de hemácias no sangue despenca. O resultado disso é a anemia. A mais famosa das anemias é a originada pela deficiência de ferro, chamada de anemia ferropriva.  


A médica hematologista da clínica Pronto Saúde, Ana Cristina Maluli, explica que 90% dos casos de anemia em crianças têm origem na má alimentação e, nos adultos, em percas de sangue que precisam de investigação. “O ferro é um nutriente muito importante para a saúde. É adquirido por meio do consumo de carnes vermelhas e vegetais de coloração verde escura. Sua principal atuação é na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para as demais células do corpo”, explica.


Segundo a médica, a anemia deixa muitos sinais e sintomas: sensação de cansaço constante, fraqueza, tontura e palidez. “Ao perceber o conjunto desses sinais, é necessário procurar um médico para que o profissional solicite exames que podem mostrar se o caso é de anemia ou outra doença com sintomas semelhantes”, finaliza a médica.