Home > Blog > Cálculo isolado do IMC preocupa nutricionistas

Cálculo isolado do IMC preocupa nutricionistas

IMC: provavelmente você já ouviu falar nessas três letrinhas que significam Índice de Massa Corpórea. Esse é um cálculo utilizado pelos nutricionistas para medir o peso do corpo de acordo com a altura, o que ajuda a detectar se o paciente está com obesidade ou abaixo do peso. No entanto, fazer essa conta isoladamente é um fator que preocupa os nutricionistas, já que o resultado pode ser enganoso. 

A nutricionista Ana Paula Aiello, da clínica Pronto Saúde, afirma que o IMC é apenas um dos vários parâmetros utilizados para fazer uma avaliação nutricional. “Às vezes, as pessoas chegam ao consultório falando que já calcularam o IMC e que estão fora do peso. No entanto, considerar o IMC de forma isolada é um grande risco, porque muitas vezes o diagnóstico não é exato”, diz. 

Segundo a nutricionista, os falso-positivos normalmente ocorrem em pessoas que praticam mais atividades físicas e desenvolvem a chamada massa magra, benéfica para a saúde. “A prática frequente de atividades físicas deve ser levada em conta no momento da avaliação do IMC. Por isso, durante as consultas há outras fórmulas de cálculo da gordura corporal que complementam o resultado de um IMC e trazem maior segurança na prescrição de dietas”, ressalta.
Enquanto um IMC inferior a 18 indica que o indivíduo está abaixo do peso, o superior a 25 indica sobrepeso e os superiores a 30, obesidade. “Um IMC entre 18,5 e 24 indicam peso dentro do padrão para a altura, mas isso não significa, necessariamente, que o paciente esteja saudável. Por isso, mesmo quem tem o IMC ideal deve se manter atento à alimentação e praticar exercícios físicos regularmente”, explica. 

Importância da consulta

A internet está cheia de sites que calculam o IMC e dão dicas de dietas “mirabolantes” que prometem emagrecimento ou ganho de massa muscular em pouco tempo. Segundo a nutricionista Ana Paula, apenas uma consulta com um médico pode resultar em diagnóstico seguro e com resultados positivos.  

“Durante a consulta, o nutricionista observa o paciente como um indivíduo único, pois o profissional considera um conjunto de fatores e parâmetros que vão muito além do IMC.  São levados em consideração todo o histórico do paciente e exames clínicos e biológicos, por exemplo. Assim, a ação nutricional será direcionada para a saúde e o alcance dos objetivos de cada pessoa”, explica a nutricionista. 

Para dar aquela força na dieta de muita gente, a clínica Pronto Saúde oferece consultas com nutricionistas por R$65. Para isso, é necessário fazer o agendamento prévio pelo telefone (17) 3237-3237 ou pelo site www.prontosaude.com.br.